sexta-feira, 16 de maio de 2008

A história se repete?

Titulo: A história se repete?
Autor: Angela Pimenta
Veículo: revista exame
Data: 01/05/2008
www.portal.exame.com

A história se repete?
01.05.2008
Assim como ocorreu nos anos 70, a disparada dos preços do petróleo e dos alimentos volta a impulsionar a inflação mundial. A boa notícia é que os países estão hoje mais preparados para enfrentar o problema



Em janeiro, uma multidão enfurecida tomou as ruas da Cidade do México para protestar contra o preço de um alimento básico, a tortilla, que subiu 400% no último ano no país. Panelaços semelhantes vêm pipocando por todo o mundo -- da Indonésia ao Haiti, do Paquistão à África do Sul. Na Argentina, diante de baixos estoques de trigo, o governo proibiu a exportação do produto. Até no Brasil, país conhecido como um dos principais celeiros do mundo, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ameaçou seguir o exemplo argentino para tentar conter a escalada do preço do arroz. Segundo a Organização das Nações Unidas, nos últimos três anos o preço dos principais alimentos subiu 83% globalmente. Só no último ano, a cotação do petróleo, que influencia toda a economia mundial, quase dobrou. "Chegamos a um ponto em que temos de voltar a nos preocupar com a inflação", disse recentemente Paul Volcker


Analise Crítica:
A tarefa de controlar a inflação não será simples, pois em tempos de globalização a luta contra a alta de preços, mobiliza um vasto público.
Porém perguntamos que fatores poderiam gerar está crise?. A disparada do preço do petróleo devido a demanda global, a crise econômica americana ,o aumento do consumo de alimentos , o uso de grãos para produzir biocombustíveis na Europa e EUA.
No Brasil, o crescimento dos gastos do governo e expansão do consumo.
Este problema inflacionário mundial deriva de uma boa notícia; há mais gente consumindo, que para as empresas é uma ótima notícia pois os seus lucros também tendem a aumentar. Para que haja um aumento na demanda , torna-se necessário a valorização da renda.
Porém as empresa podem ser afetadas, diante da globalização, aonde a crise mundial pode aumentar a inflação, e se isto vier acontecer ,vai abalar a economia do país e diminuir o crescimento econômico.

Um comentário:

ADM-EADSemTemG1.1 disse...

Até que ponto a globalização traz benefícios?? Podemos ver que no impasse entre Brasil e Bolívia sobre o petróleo recolhido pela Petrobrás, o Brasil saiu em desvantagem, agora vem o Paraguai requerer a revisão no acordo sobre energia elétrica gerada pela usina de Itaipú, no entanto esquecem-se que o acordo é válido por 50 (cinquenta) anos, assim como a Bolívia conseguiu acuar o Brasil o Paraguai quer fazer o mesmo.

Adair Kappel Turma 1 ADMEAD