quinta-feira, 27 de março de 2008

O Brasil Que Acelera

Titulo: O Brasil que acelera
Autor: Jose Roberto Caetano e Roberta Paduam
Veículo: revista Exame
Data: 06/03/2008
Site: www.revista.exame.com.br

O país vive o melhor momento econômico em três décadas, com uma inédita combinação entre estabilidade, aumento do consumo e da renda e investimentos recordes na produção. É a oportunidade de o Brasil ingressar na elite do capitalismo


Uma pesquisa exclusiva feita por EXAME com 136 presidentes de empresas de capital estrangeiro instaladas no país mostra que o humor das matrizes em relação ao Brasil mudou -- para melhor. A maioria desses executivos considera que a economia brasileira está bem melhor do que há cinco anos. Quase 90% deles afirmam que os investimentos na operação local aumentaram nesse período. Olhando para o futuro, as expectativas são de mais crescimento e ampliação dos negócios no país. Tal percepção é materializada, por exemplo, no distrito industrial de Santa Cruz, subúrbio do Rio de Janeiro onde toma forma o maior investimento privado em curso no Brasil. Lá, mais de 14 000 operários trabalham 24 horas por dia para erguer a CSA, siderúrgica de 3 bilhões de euros do grupo alemão ThyssenKrupp. Montadoras como GM, Fiat e Peugeot se sucedem no anúncio de novas fábricas. A previsão é que, até 2012, o Brasil seja responsável pela montagem de 5 milhões de carros por ano. O quinto maior parque de computadores do mundo é um pólo de atração para grandes empresas de tecnologia. "O Brasil é uma das prioridades da Microsoft. O país não apenas está crescendo rapidamente como tem se desenvolvido muito na área de tecnologia e modernizado a infra-estrutura", disse a EXAME Steve Ballmer, presidente mundial da Microsoft. "É uma equação perfeita."undial

Analise crítica:
Podemos observar o crescimento do país, a medida que possui uma moeda forte e estável, começa a atrair investimento de fora, isto é globalização.
País que tem suas fronteiras abertas para receber investimento, proporciona a sua nação crescimento, com isso as condições de vida do povo brasileiro melhora .Com isso a um crescimento de procura de bens por parte da população, uma vez que há emprego e renda a procura por bens como automóveis , e casa própria e etc.
As empresas hoje visualização o Brasil como grande mercado consumidor, e tem visto os seus negócios desenvolverem, conseguindo atingir seus objetivos que é o crescimento e lucro.
O Brasil ao longo da história, flertou algumas vezes com o crescimento sustentado, sem nunca ter conseguido dar o salto decisivo. A coleção de notícias positivas vindas da economia brasileira neste início de ano, em meio a uma crise financeiras internacional, nos leva a pensar será que finalmente chegou a vez do Brasil?
Estamos presenciando que o país avança rapidamente como mercado consumidor em escala global, e já possui o maior mercado acionário emergente.
A geração de empregos em 2007 foi maior em quatro décadas, grandes empresas como a Vale, são protagonista ( do lado comprador). De alguns dos maiores negócios mundias.
Porém nós perguntamos é a inflação ? será que não vai voltar a subir. Uma vez que o crescimento acelerado sem investimento nas base pode gerar um descontrole na economia brasileira.

Nenhum comentário: