quinta-feira, 6 de março de 2008

Conhecendo a globalização.

Muito se houve falar em globalização, mais afinal, o que e globalização? Qual o efeito da globalização nas empresas?
O conceito de globalização tem dominado as ações humanas em todos os sentidos nos últimos tempos. Ninguém pode viver só, sejam cidadãos, empresas ou nações. Quem ficar isolado estará fora do contexto; seja do ponto de vista social, comercial, financeiro ou sob qualquer outro prisma. É necessário render-se às parcerias, verdadeiros tratados onde as partes se completam para facilitar a vida, suprindo assim mutuamente suas necessidades.

Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem.

A globalização, esta presente em todas as nossas vidas e inclusive nas empresas, ela tem ajudado muito no intercambio entre as mesmas, porem e preciso que se tome cuidado com seus efeitos, como por exemplo, o perigo da construção de uma sociedade individualista. A relação de competição é tão grande, que fica difícil identificar sociologicamente onde há conflito e competição.
Abertura de mercados ao comércio internacional,migração de capitais, uniformização e expansão tecnológica,tudo isso capitaneado por uma frenética expansão dos meios de comunicação, parecem ser forças incontroláveis a mudar hábitos,conceitos, procedimentos e instituições. Nosso mundo aparenta estar cada vez menor mais restrito, com todos os seus cantos explorados e expostos à curiosidade e à ação humana. É a globalização em seu sentido mais amplo, cujos reflexos se fazem sentir nos aspectos mais diversos de nossa vida.
A globalização da economia é evidenciada pelo crescente processo de internacionalização e interdependência entre os paises.

Nenhum comentário: