quinta-feira, 27 de março de 2008


O Brasil Que Acelera

Titulo: O Brasil que acelera
Autor: Jose Roberto Caetano e Roberta Paduam
Veículo: revista Exame
Data: 06/03/2008
Site: www.revista.exame.com.br

O país vive o melhor momento econômico em três décadas, com uma inédita combinação entre estabilidade, aumento do consumo e da renda e investimentos recordes na produção. É a oportunidade de o Brasil ingressar na elite do capitalismo


Uma pesquisa exclusiva feita por EXAME com 136 presidentes de empresas de capital estrangeiro instaladas no país mostra que o humor das matrizes em relação ao Brasil mudou -- para melhor. A maioria desses executivos considera que a economia brasileira está bem melhor do que há cinco anos. Quase 90% deles afirmam que os investimentos na operação local aumentaram nesse período. Olhando para o futuro, as expectativas são de mais crescimento e ampliação dos negócios no país. Tal percepção é materializada, por exemplo, no distrito industrial de Santa Cruz, subúrbio do Rio de Janeiro onde toma forma o maior investimento privado em curso no Brasil. Lá, mais de 14 000 operários trabalham 24 horas por dia para erguer a CSA, siderúrgica de 3 bilhões de euros do grupo alemão ThyssenKrupp. Montadoras como GM, Fiat e Peugeot se sucedem no anúncio de novas fábricas. A previsão é que, até 2012, o Brasil seja responsável pela montagem de 5 milhões de carros por ano. O quinto maior parque de computadores do mundo é um pólo de atração para grandes empresas de tecnologia. "O Brasil é uma das prioridades da Microsoft. O país não apenas está crescendo rapidamente como tem se desenvolvido muito na área de tecnologia e modernizado a infra-estrutura", disse a EXAME Steve Ballmer, presidente mundial da Microsoft. "É uma equação perfeita."undial

Analise crítica:
Podemos observar o crescimento do país, a medida que possui uma moeda forte e estável, começa a atrair investimento de fora, isto é globalização.
País que tem suas fronteiras abertas para receber investimento, proporciona a sua nação crescimento, com isso as condições de vida do povo brasileiro melhora .Com isso a um crescimento de procura de bens por parte da população, uma vez que há emprego e renda a procura por bens como automóveis , e casa própria e etc.
As empresas hoje visualização o Brasil como grande mercado consumidor, e tem visto os seus negócios desenvolverem, conseguindo atingir seus objetivos que é o crescimento e lucro.
O Brasil ao longo da história, flertou algumas vezes com o crescimento sustentado, sem nunca ter conseguido dar o salto decisivo. A coleção de notícias positivas vindas da economia brasileira neste início de ano, em meio a uma crise financeiras internacional, nos leva a pensar será que finalmente chegou a vez do Brasil?
Estamos presenciando que o país avança rapidamente como mercado consumidor em escala global, e já possui o maior mercado acionário emergente.
A geração de empregos em 2007 foi maior em quatro décadas, grandes empresas como a Vale, são protagonista ( do lado comprador). De alguns dos maiores negócios mundias.
Porém nós perguntamos é a inflação ? será que não vai voltar a subir. Uma vez que o crescimento acelerado sem investimento nas base pode gerar um descontrole na economia brasileira.

sábado, 8 de março de 2008

quinta-feira, 6 de março de 2008

Conhecendo a globalização.

Muito se houve falar em globalização, mais afinal, o que e globalização? Qual o efeito da globalização nas empresas?
O conceito de globalização tem dominado as ações humanas em todos os sentidos nos últimos tempos. Ninguém pode viver só, sejam cidadãos, empresas ou nações. Quem ficar isolado estará fora do contexto; seja do ponto de vista social, comercial, financeiro ou sob qualquer outro prisma. É necessário render-se às parcerias, verdadeiros tratados onde as partes se completam para facilitar a vida, suprindo assim mutuamente suas necessidades.

Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem.

A globalização, esta presente em todas as nossas vidas e inclusive nas empresas, ela tem ajudado muito no intercambio entre as mesmas, porem e preciso que se tome cuidado com seus efeitos, como por exemplo, o perigo da construção de uma sociedade individualista. A relação de competição é tão grande, que fica difícil identificar sociologicamente onde há conflito e competição.
Abertura de mercados ao comércio internacional,migração de capitais, uniformização e expansão tecnológica,tudo isso capitaneado por uma frenética expansão dos meios de comunicação, parecem ser forças incontroláveis a mudar hábitos,conceitos, procedimentos e instituições. Nosso mundo aparenta estar cada vez menor mais restrito, com todos os seus cantos explorados e expostos à curiosidade e à ação humana. É a globalização em seu sentido mais amplo, cujos reflexos se fazem sentir nos aspectos mais diversos de nossa vida.
A globalização da economia é evidenciada pelo crescente processo de internacionalização e interdependência entre os paises.